Quais os diferenciais da educação musical no IEM? teste
Notícias
Quais os diferenciais da educação musical no IEM?

Em muitos países em que a educação musical possui relevância cultural e social, crianças em idade escolar entram em contato com a música desde cedo.

 

Como no Brasil isso ainda não acontece de forma regular, apesar do prestígio que nossa música e artistas têm em todo o mundo, instituições e organizações como o IEM – Instituto de Educação Musical chamam para si essa responsabilidade, assumida com muita inovação e criatividade por um time de educadores musicais de grande competência!

 

O IEM oferece um espaço onde crianças, jovens e adultos podem criar e se expressar através da música, elaborando novas e poderosas conexões simbólicas com o mundo, e ampliando tanto a diversidade quanto a riqueza de conhecimentos adquiridos em seus processos formativos.

 

Mas quais são os diferenciais do IEM nesse processo?

 

O IEM adota o Método Willems de Educação Musical, criado pelo musicista belga Edgar Willems e adotado em diversos países. Na verdade, o IEM é o principal centro de difusão do Método no Brasil!

 

Apresentações públicas de música do IEM

O IEM realiza continuamente aulas públicas e apresentações diversas (inclusive espetáculos produzidos em teatros), oferecendo a seus alunos a possibilidade de dividir suas experiências e se expressar publicamente através da arte. Em tempos de aulas online, nossas apresentações recentes aconteceram no ambiente digital.


 

Método Wilems de Educação Musical do IEM - Pora. Carmen Mettig Rocha
Orientados pela Profa. Carmen Mettig Rocha, especialista em Educação Musical Infantil e uma das vice-presidentes da Federação Internacional de Educação Musical Willems, o time de professores do IEM dedicam grande atenção à Iniciação Musical, momento no qual se desperta o interesse pela música através de aulas dinâmicas e lúdicas. A escola dispõe de um rico material pedagógico para o desenvolvimento auditivo e obedece às etapas progressivas do desenvolvimento psicológico da criança defendido pela Pedagogia Willems que o IEM adota. Neste momento de distanciamento físico, nossas aulas de Iniciação estão sendo gravadas e/ou realizadas ao vivo no ambiente digital, e elas trazem todos os fundamentos do método!

 

Aula de Violino no IEM

Depois de passar pela Iniciação Musical, nossos alunos optam por um instrumento, num processo de aprendizagem sempre dinâmico e progressivo, através de técnicas usadas para seu domínio e de um repertório envolvendo o universo de cada um deles. Mas é possível também, para jovens e adultos, iniciarem o instrumento sem passar pela Iniciação Musical. Atualmente estão sendo oferecidas aulas online em violão, bateria, piano, violino e flauta transversal, além de canto.

 

Aula de Música (Solfejo) no IEM - Profa. Carmen Mettig Rocha

As aulas de solfejo têm uma grande importância no IEM, já que proporcionam a alfabetização musical propriamente dita. Trabalha-se a leitura e a escrita da música, os intervalos das escalas e dos acordes, a transposição, os compassos etc. Cada programa tem sua horizontalidade (progressão) e verticalidade (aprofundamento).

 

Lília Falcão - Professora. de Canto do IEM

Cantar é uma das melhores maneiras de expressarmos nossa sensibilidade. Seu aprendizado envolve técnicas e exercícios que exercitam projeção,precisão e saúde vocal de forma harmoniosa. No IEM, é claro, temos aulas de canto, agora também na fora online.

 

 

Graças à qualidade do trabalho desenvolvido pelo IEM, nossos alunos são constantemente convidados para apresentações públicas e gravações diversas. A mais recente foi durante a gravação do coral infantil no projeto “A Bela Adormecida da Amazônia”, que a artista Ila Herbert (coordenadora pedagógica da Associação de Iniciação Musical La ClefEnchantée em Paris, onde é residente há 30 anos) está realizando junto a outros artistas e criadores brasileiros.

 

Vamos fazer música?

 

No Instituto de Educação Musical, neste momento de distanciamentofísico estamos oferecendo cursos de música online (canto, instrumento) como uma solução inovadora para quem busca estudar música neste momento, seja aprimorando seus conhecimentos e técnicas, seja começando seu processo de iniciação musical. Nossos professores estão guiando vários alunos, de diversas idades, no processo que explora as habilidades musicais através de atividades práticas, tarefas interativas e estudos específicos para o desenvolvimento musical de cada um, seja no canto ou no aprendizado de um instrumento. Para saber mais sobre os cursos, clique aqui.

 

Maiores informações sobre valores e matrículas podem ser conseguidas na Secretaria do IEM, pelo telefone (71) 3034-3368 ou através do e-mail iem@musicaiem.com.br. Durante o período de isolamento físico, nosso atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 9h ao meio-dia.