Alunas do IEM cantam em espetáculo na Sala do Coro do TCA

No próximo dia 14 de dezembro um grupo de alunas do IEM fará uma participação especialíssima no espetáculo A Bela Adormecida da Amazônia, que reúne 35 artistas baianos(as) no palco da Sala do Coro do Teatro Castro Alves em duas sessões gratuitas, às 16h e 19h.

A Bela Adormecida da Amazonia Stéphane Herbert La Clef Enchantée 1

A Bela Adormecida da Amazônia, com dramaturgia de Ila Herbert e Samuel Herbert, dirigido pelo ator e diretor George Mascarenhas e produzido pela Gato Dourado Produções é uma realização da associação francesa La Clef Enchantée e transforma a tradicional história da Bela Adormecida em uma aventura musicada que mescla questões ambientais e contornos fantásticos.

O IEM participa do espetáculo através do seu Grupo Coral, formado por Alice Manuella, Ana Oliveira, Anelise Oliveira, Beatriz Mettig, Cecilia Barboza, Fernanda Groetelaars, Marcele Barreto, Maria Clara Rodrigues, Mirela Oliveira e Sophie Mettig. A preparação do grupo foi feito pela Profa. Carmen Mettig Rocha. Os ingressos, gratuitos, poderão ser retirados a partir do dia 11 de dezembro na plataforma Sympla e na bilheteria do Teatro Castro Alves (no dia do evento, mediante disponibilidade).

A Bela Adormecida da Amazonia Stéphane Herbert La Clef Enchantée 2

Sobre o espetáculo:

Utilizando a música do balé de Tchaikovsky e partindo de uma adaptação contemporânea da obra de Charles Perrault, A Bela Adormecida da Amazônia acontece no coração da maior floresta do mundo e passeia por questões ambientais e aventuras fantásticas para narrar uma improvável e mágica parceria entre Aurora e o astronauta Sirius. A adaptação brinca com o jogo ficcional e atualiza a dramaturgia da obra clássica, criando uma história que começa nos dias de hoje, mas que é lançada para cem anos no futuro, projetando um 2123 onde a humanidade não possui mais sua maior floresta.

A Bela Adormecida da Amazonia Stéphane Herbert La Clef Enchantée 3

A atriz Evelin Buchegger e o ator Lúcio Tranchesi coordenam um jogo cênico onde diversos artistas revezam personagens para contar e cantar essa dramaturgia. Eles estão à frente de um elenco que conta ainda com a cantora lírica Vanda Otero e um coro teatral formado pelos jovens atores e atrizes Cicero Locijá, Maribá, Ananda Mariposa, Silara Aguiar e Pablo Pereira.

O time de 35 artistas em cena é formado também pelo Grupo Coral do IEM – Instituto de Educação Musical e pelo coral do Colégio Manoel Novaes, que trazem os cantos das personagens, as vozes dos seres da floresta e a tradução de pensamentos que permitem construir a narrativa de forma lúdica, mesclando elementos da música erudita aos sons da natureza.

A montagem funciona como um grande recital encenado e é feita para públicos de todas as idades. Ela foi idealizada pela associação francesa La Clef Enchantée, criada e dirigida pela educadora e cantora lírica baiana Ila Herbert, em Paris, como projeto pedagógico, musical e cultural.

SERVIÇO:

A Bela Adormecida da Amazônia
Data/horário: Dia 14 de dezembro, às 16h e 19h
Local: Sala do Coro do TCA
Duração: 60 minutos
Ingressos: Gratuitos, retirados a partir do dia 11/12 na plataforma Sympla ou na bilheteria do Teatro Castro Alves (no dia do evento, mediante disponibilidade)
Classificação Indicativa: Livre

A Bela Adormecida da Amazonia Stéphane Herbert La Clef Enchantée 4

FICHA TÉCNICA:

IDEALIZAÇÃO / REALIZAÇÃO: ILA HERBERT / La Clef Enchantée
TEXTO ORIGINAL: ILA HERBERT, SAMUEL HERBERT
COMPOSIÇÕES: OLIVIER BOURGEAT
TRADUÇÃO EM PORTUGUÊS: NATAN BARRETO
DIREÇÃO ARTÍSTICA E ADAPTAÇÃO DRAMATÚRGICA: GEORGE MASCARENHAS
ASSISTÊNCIA DE DIREÇÃO: DEBORAH MOREIRA
DIREÇÃO MUSICAL E PARTICIPAÇÃO ESPECIAL: LUCIANO SALVADOR BAHIA
DIREÇÃO CORAL IEM: CARMEN METTIG ROCHA
DIREÇÃO CORAL MANOEL NOVAES: CARLA MOTTA
ELENCO: EVELIN BUCHEGGER, LÚCIO TRANCHESI, CICERO LOCIJÁ, MARIBÁ, ANANDA MARIPOSA, SILARA AGUIAR E PABLO PEREIRA.
CANTORA: VANDA OTERO
GRUPO CORAL IEM: ALICE MANUELLA, ANA OLIVEIRA, ANELISE OLIVEIRA, BEATRIZ METTIG, CECILIA BARBOZA, FERNANDA GROETELAARS, MARCELE BARRETO, MARIA CLARA RODRIGUES, MIRELA OLIVEIRA, SOPHIE METTIG
CORAL MANOEL NOVAES: AILTON DE PAULA, ALANA CARVALHO, ANNA CAROLINA SANTANA, EMILLY MARQUES, ESTHER SANTANA, EVELYN MARQUES, GIOVANA BARROS, HANA KÉSIA SILVA CARVALHO, JEAN PHILIPE SANTOS, JOÃO PAULO DE SÁ, JOSUÉ DOS SANTOS, LIVIA MORAES, MAINE OLIVEIRA, MATEUS BARBOSA, TALITA GRAÇA ARAÚJO
PERCUSSIONISTA: NIELTON MARINHO
FIGURINOS E AMBIENTAÇÃO: ZUARTE JR.
VJ: ERIC SANTANA
ILUSTRAÇÕES: OLIVER DÓREA
SONORIZAÇÃO E OPERAÇÃO DE ÁUDIO: ANTONIO KIKA
DESIGN E OPERAÇÃO DE ILUMINAÇÃO: IRMA VIDAL
MAQUIAGEM: WILSON D’ARGOLO
DIREÇÃO DE PRODUÇÃO: BRUNA MOITINHO / Gato Dourado Produções
PRODUÇÃO ARTÍSTICA: NANY OLIVEIRA
PRODUÇÃO EXECUTIVA: VANESSA CUNHA E IVANA SOARES
ASSISTÊNCIA DE PRODUÇÃO: SONALLE ALVES
SOCIAL MEDIA: RENATA BASTOS
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO: BETO METTIG
TRADUÇÃO EM LIBRAS: PENSE EM LIBRAS
COBERTURA AUDIOVISUAL: MOCHILAB
COBERTURA FOTOGRÁFICA: STEPHANE HERBERT, CRISTINA DAMASCENO
JURÍDICO: TIAGO BASTO
DESIGNER GRÁFICO: THARCIO MAIA
FINANCEIRO: ROBERTA FIGLIUOLO
AGRADECIMENTOS ESPECIAIS: BRAZ NERI JR. E MÁRCIO BRAZ