IEM oferece aulas de música para crianças e bebês!

Olha só que ótimo: O IEM - Instituto de Educação Musical está com novas turmas de Iniciação Musical Infantil, para crianças entre idades entre 3 e 9 anos que queiram iniciar suas aulas de música! E temos também uma nova turma de Música para Bebês!

Esta primeira etapa do contato com a aula de música representa a vivência musical e é encarada com muita atenção no IEM, pois é o momento no qual se desperta o interesse pelo universo musical através de aulas dinâmicas e lúdicas. A escola dispõe de um rico material pedagógico (livros, filmes, instrumentos, jogos etc.) para o desenvolvimento auditivo e obedece às etapas progressivas do desenvolvimento psicológico da criança defendido pela Pedagogia Willems, que o IEM adota.

Assim, estamos oferecendo novas vagas nas seguintes turmas:

Iniciação Musical no IEM

TURNO MATUTINO - Segundas e quartas:
9h – Para crianças de 6 e 7 anos
10h – Para crianças de 4 e 5 anos

TURNO VESPERTINO - Segundas e quartas:
16h – Para crianças de 4 e 5 anos
17h – Para crianças de 6 e 7 anos

TURNO VESPERTINO - Terças e quintas:
16h – Para crianças de 6 e 7 anos
17h – Iniciação com Flauta para crianças de 8 e 9 anos

MÚSICA PARA BEBÊS - Terças e quintas:
10h – Para crianças até 3 anos

MATRÍCULAS: Nosso horário de funcionamento para matrícula é das 09h às 12h, e das 14h às 17h, sempre de segunda a quinta, e às sextas-feiras pela manhã. Quem não puder comparecer presencialmente, pode entrar em contato ligando para (71) 3034-3368 ou mandando uma mensagem para WhatsApp (71) 9 9369-7992.

 Iniciação Musical no IEM, com flauta.

Saiba mais sobre o projeto pedagógico da Iniciação Musical do IEM:

No IEM utilizamos a pedagogia do nosso saudoso mestre Edgar Willems, reconhecido internacionalmente pela criação de uma eficiente metodologia que visa uma educação humana através da música.

A importância dessa metodologia é a relação que seu criador estabelece entre a Música e o Ser Humano:

  • O ritmo representa o nosso aspecto fisiológico, corporal;
  • A melodia representa a afetividade;
  • A harmonia representa o mental, a inteligência musical.

A sensorialidade refere-se a “fazer ouvir”, reconhecer, reproduzir os sons. Musicalmente falando, é o elemento melódico que provocará em nós reações afetivas bem diversas e sutis. Pela inteligência auditiva nos tornamos conscientes dos diversos elementos musicais.

Os exercícios rítmicos servem para despertar e desenvolver o sentido rítmico (instinto e consciência), enriquecendo a imaginação motriz, dinâmica. Para desenvolver o sentido do tempo, do compasso etc., utilizamos o movimento corporal, que permitirá a tomada de consciência do ritmo.

Para Willems, todos nós já temos o potencial da música dentro de nós mesmos, apenas precisando ser despertado e desenvolvido através dessa rica experiência, e respeitado as etapas de aprendizado de cada faixa etária.

O IEM E O MÉTODO WILLEMS

A partir dessa ideia, desenvolvemos no IEM nosso programa pedagógico tanto horizontalmente (ordenado, progressivo), quanto verticalmente (sendo cada vez mais aprofundado). Nossas aulas de iniciação musical e de solfejo são divididas em quatro partes e é necessário que sejam prazerosas, mas ao mesmo tempo com objetivos definidos.

Trata-se não apenas de ensinar “rudimentos da música”, mas, sobretudo, de estabelecer as bases da arte musical. O contato com as crianças, suas reações, tendências e iniciativas dão, a este respeito, as mais valiosas indicações ao educador musical do IEM, que encara a música como meio de desenvolver a cultura humana.

Iniciação Musical IEM

O QUE DESENVOLVEMOS EM CADA AULA:

  • O ouvido musical, com a utilização de um vasto material sonoro para a criança ouvir, perceber, classificar e ordenar os sons;
  • A vida rítmica, para o desenvolvimento do elã rítmico e da coordenação/independência motora (realizando batimentos espontâneos de nomes, de frases, imitações e criação de ritmos);
  • A canção, com um vasto repertório de canções simples e bonitas com nome de notas (intervalos, escalas, canções para instrumentação, canções para transpor etc.);
  • Movimento corporal (o andar, correr, saltar, saltitar e balancear) com temas eruditos, folclóricos, nacionais e internacionais.

Nesta vivência musical proposta, os alunos exercitam, além dos elementos da música, a atenção, a memória, a disciplina e a socialização. Despertando a sua sensibilidade, criam...

Ou seja, procuramos favorecer, por meio da música viva, o desabrochar da criança. Como diz professor Willems no seu caderno nº 0, a música é “a expressão daquilo que o ser humano tem em si de mais profundo”.

No IEM fazemos uma educação humana através da música, dentro de princípios verdadeiros e com amor! Assim, acreditamos contribuir para um maior e melhor desabrochar da alma infantil.

Mas oferecemos também aulas para jovens e adultos, em várias modalidades. Para saber mais, CLIQUE AQUI.

Educação MUsical no IEM