Porque cada vez mais adultos estão voltando a estudar música no IEM!

A idade ideal para começar a fazer música? É a que você tem agora! Descubra o poder da música como caminho de autodescoberta e prazer. O IEM te convida a tocar a sua própria história:

 O Instituto de Educação Musical (IEM), conhecido por sua excelência na formação de crianças e adolescentes na linguagem musical, também se tornou um destino cada vez mais procurado por adultos que desejam redescobrir a arte de fazer música. Em salas onde antes predominavam os pequenos iniciantes, hoje também se ouve o dedilhar atento de quem começa do zero aos 40, 50, 60 anos — ou retoma a prática musical após uma longa pausa.

Canto Coral no IEM foto Hugo Leo Lourenço

Desde 2019, o IEM tem observado um crescimento constante na procura de adultos por aulas de canto, instrumentos e teoria musical. E esse movimento revela algo mais profundo do que apenas o desejo de aprender: é a busca por bem-estar, conexão interior e expressão criativa em meio à correria da vida adulta.

UMA JORNADA DE AUTOCONHECIMENTO

Seja pelo simples prazer de tocar um instrumento ou cantar, seja por motivos terapêuticos — como alívio da ansiedade, estímulo cognitivo ou resgate da autoestima —, os adultos que chegam ao IEM têm algo em comum: estão em busca de uma experiência significativa. Para muitos, a música funciona como uma ponte entre o agora e aquilo que ficou guardado por anos: um sonho antigo, um talento esquecido, um desejo adiado.

Aprender música depois de adulto é mais do que desenvolver uma habilidade — é permitir-se descobrir novas versões de si mesmo.

Violao no IEM foto Hugo Leo Lourenço

VANTAGENS E DESAFIOS DA MATURIDADE

Claro que aprender música na vida adulta tem seus desafios: a agenda apertada, as exigências familiares, o ritmo de aprendizado diferente de uma criança. Mas isso também traz vantagens importantes. Adultos costumam ter foco, disciplina, escuta ativa e uma relação mais profunda com aquilo que escolhem estudar. E quando encontram o ambiente certo, com professores experientes, metodologia personalizada e acolhimento afetivo, o processo flui de maneira surpreendente.

É por isso que o IEM estruturou uma programação especialmente voltada para esse público, com aulas individuais e oficinas em grupo em modalidades como:

  • Canto (individual ou em dupla)
  • Violão (individual ou em dupla)
  • Piano (individual)
  • Violino (individual)
  • Flauta (individual)
  • Solfejo (indispensável para alunos de instrumento, numa aula grupal)
  • Oficinas de Canto e Violão para jovens e adultos
  • Violão com repertório de MPB

Mais do que oferecer aulas, o Instituto propõe uma experiência transformadora que conecta corpo, mente e emoção através da prática musical.

Aula de piano no IEM Foto Lígia Rizério

QUER COMEÇAR?

As matrículas estão abertas e a equipe do Instituto está pronta para atender cada pessoa de forma personalizada. Para saber mais sobre as aulas para adultos, entre em contato com a secretaria do IEM pelo telefone (71) 3034-3368, de segunda a sexta (das 9h às 12h e das 14h às 17h — às sextas, apenas pela manhã). Você pode também mandar uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99320-2649 ou escrever para o e-mail iem@musicaiem.com.br.

IEM Fachada de entrada

DICAS DO IEM PARA QUEM QUER COMEÇAR (OU RECOMEÇAR)
Para quem está pensando em se aventurar por esse caminho — ou voltar para ele com mais consciência — o IEM reuniu algumas dicas que fazem toda a diferença:

  • Escolha uma música que te emocione. Sonha em tocar uma canção especial para a família ou amigos? Essa pode ser sua motivação inicial para seguir firme nos estudos.
  • Não compre um instrumento antes de começar. O ideal é conversar com o professor, experimentar, entender suas necessidades e até buscar boas indicações de instrumentos usados.
  • Estude teoria musical. Pode parecer intimidante no início, mas o Solfejo te ajuda a entender o que está tocando, ouvir com mais atenção e se comunicar melhor com a linguagem musical. Além disso, as alas de Solfejo do IEm são sempre muito divertidas!
  • Crie o seu cantinho musical. Ter o instrumento à vista em casa ajuda a criar o hábito. Mesmo que o tempo seja curto, alguns minutos por dia já fazem diferença.
  • Tenha paciência com o seu processo. Nem sempre o progresso será rápido, mas ele será real — e recompensador. A jornada importa tanto quanto o destino.
  • Escolha um professor que te inspire. Um bom educador é capaz de guiar o aluno com sensibilidade e consistência, respeitando o ritmo de cada um e estimulando o prazer de aprender.

Aula Pública IEM Violão e Solfejo

FAZER MÚSICA É FAZER SENTIDO

Estudar música não é, necessariamente, preparar-se para os palcos. É um presente que se oferece a si mesmo — uma forma de reconectar-se com o que é vivo, expressivo e sensível em nós. Através da música, é possível elaborar emoções, exercitar o foco, ampliar repertórios simbólicos e até melhorar a qualidade das relações sociais.

No IEM, essa filosofia se traduz em prática. Aqui, o adulto é recebido sem julgamentos, com escuta ativa e planejamento pedagógico focado em suas reais possibilidades. Cada aluno encontra seu tempo, seu som, seu lugar.

Apres pública Cano no IEM foto Hugo Leo Lourenço1