O IEM – Instituto de Educação Musical foi criado em 1992, em Salvador (BA), pela musicista, pedagoga e compositora Carmen Mettig Rocha para ser um centro de educação humana de jovens e adultos através da música.

Entrada IEM foto Leto Carvalho

Localizado num lindo e amplo casarão Rua Florianópolis, 160 (Jardim Brasil / Barra), o IEM tem como base pedagógica os fundamentos do Método Willems, uma das principais metodologias aplicadas ao ensino da música em todo o mundo. A Profª Carmen Mettig Rocha foi aluna do Profº Willems e é hoje uma referência internacional na aplicação da sua pedagogia no Brasil.

Entrada IEM

O Instituto oferece aulas nos turnos matutino e vespertino de Iniciação Musical, piano, violino, violão, flauta doce, transversal, bateria e canto, além de turmas específicas de Música para Bebês e cursos para professores de música e de professores de turmas iniciais de escolas regulares, interessados em conhecer e/ou aprofundar conhecimentos sobre a pedagogia musical.

IEM Sala de aula2

Está, também, constantemente reciclando suas atividades, promovendo atividades variadas relacionadas ao universo artístico e ao desenvolvimento pessoal. Seu espaço físico pode, inclusive, ser alugado para aulas ou ensaios específicos – para isso basta entrar em contato com nossa secretaria e marcar um horário para visitar o Instituto.

Apresentações públicas:

Graças à qualidade do trabalho desenvolvido pelo IEM, seus alunos são constantemente convidados para apresentações públicas do IEM, tendo se destacado em concertos e gravações diversas. Entre eles estão a participação do seu coral na apresentação de “Carmina Burana” (no Teatro Castro Alves), na Comemoração dos 500 anos do Descobrimento do Brasil e Concertos de Natal em comemoração aos 20 anos da OSBA, todos sob a regência do Maestro Henrique Morelembaum.

Além disso, o IEM produz espetáculos envolvendo os alunos da escola, como parte de um projeto pedagógico que motiva o contato dos alunos com o público. Foi assim com as montagens “Loja de Brinquedos de Papai Noel”, “Um pouquinho de tudo”, “Uma Viagem ao Sítio do Pica Pau Amarelo” e “Faz de Conta”, numa fase mais antiga, e nas peças “Meu Sonho de Natal” (1995, no Teatro ACBEU), “Fantasia Musical” (1996, no Teatro SESC Casa do Comércio), “Broadway IEM Show” (1999, em quatro sessões lotadas no Teatro SESC-SENAC Pelourinho) e “O Principezinho que não sabia sorrir” (2002, no Teatro Salesiano).

IEM Sala de aula

O coral e os grupos instrumentais têm se apresentado nos Concertos de Natal em diversas igrejas da cidade. Além dos tradicionais Concertos Natalinos do IEM, vale destacar a participação de seus alunos em audições, concertos, em eventos e gravações, como as realizadas com o grupo Olodum e Filhos de Gandy, na apresentação com o cantor Edson Cordeiro durante a comemoração dos 10 anos da Cia. Baiana de Patifaria.